Eu nem queria acreditar no que estava a ver quando recebi da DHL a estimativa de despesas de desalfandegamento!!!
Fiz uma pequena encomenda através do site Etsy e já estava a achar estranha a demora, até porque pedi que me enviassem por DHL pois precisava urgentemente do material.
No inicio desta semana recebi uma carta da DHL Express a solicitar que entrasse em contacto uma vez que estavam com dificuldade em me contactarem a mim!! (não recebi uma única chamada no meu telémovel)
Passei toda a semana a ligar vezes sem conta para os números que me deram e nunca consegui a ligação, até que pesquisei na internet e lá consegui um número diferente dos que me tinham mandado na carta!! Atendeu alguém que me pareçeu seu um chefe lá do sitio e que me explicou que estavam com problemas nos telefones!!! Boa e até que dá jeito uma vez que as taxas que nos aplicam também têm em conta o número de dias que tem armazenada a encomenda!!
Lá me passou a uma operadora que me explicou que tinham a minha encomenda desde o inicio de Maio e que era necessário enviar facturas para desalfandegar a minha encomenda. Enviei de imediato tudo o que tinha e qual é o meu espanto quando recebo o e-mail com a estimativa dos custos.
Por favor alguém que me explique como é isto possível!!! Uma encomenda que fiz no valor de 30.20€ (sem contar com os portes de envio) pedem-me 67,91€ para desalfandegar????????!!!!!!!!!!!!!!!!! Mas é mais do dobro do valor da minha encomenda!!
Já fiz algumas encomendas por este meio e foi a primeira vez que isto me aconteçeu... é claro que todas nós sabemos que corremos o risco de as nossas encomendas serem "apanhadas" pela alfandega e termos de pagar impostos, mas não é isto um absurdo e um exagero?!!
Mas a história não acaba aqui!! Fiz 3 encomendas na mesma altura... esta que vos acabei de contar, uma de cabochons também vinda pela DHL que não faço ideia de onde pára e já vai 1 mês e uma outra que também foi "apanhada" pela alfandega mas no valor de 400€.. eu até tremo só de pensar em quanto me vão pedir para desalfandegar esta!!!
Como podem ver estas minhas últimas encomendas não estão a correr da melhor forma e tenho um pedido de desculpas a fazer-vos pois algumas de vós estão à imenso tempo à espera dos materiais, mas pelos vistos a nossa alfandega está mais zelosa do que nunca e nada passa ali.
Espero na próxima semana receber noticias das encomendas.
Joquinhas e um bom fim de semana com muito calor
Bem!! Isso afinal não está facil,quanto ao meu pedido já sabes que não ha pressa.
ResponderEliminarVamos ser optimista e esperar que tudo corra pelo melhor.
Beijokas
Não stresses, apesar de um mal nunca vir só, há que ter pensamento optimista!
ResponderEliminarBjinho
Bem... que situação complicada.
ResponderEliminarQual é a origem da mercadoria? Deve vir fora da Europa porque carga europeia não precisa ser desalfandegada... o que acontece é que desde o 11 de Setembro que toda a mercadoria que entra no nosso país é fiscalizada ao máximo (com excepção de pequenas mercadorias, o que me parece ser o teu caso. Acho que nesse caso tiveste mesmo pouca sorte).
Toda a mercadoria extra comunitária ter de ser desalfandegada, que basicamente significa tornar a mercadoria europeia. Normalmente a alfandega pede a documentação (facturas, etc) mas do exportador.
É assim que funciona em navegação, mas não sei ao certo se mercadoria vinda de avião ou transporte terrestre tem as mesmas leis.
Um despachante deve poder ajudar-te a esclarecer qualquer dúvida...
Espero que tudo corra plo melhor.
Beijinhos